NEUROPSICOLOGIA

É uma área da Psicologia que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso central, normal ou patológico, e o comportamento humano, em todas as suas facetas (cognitiva, emocional e de conduta).

A Neuropsicologia Pediátrica estuda o desenvolvimento cerebral da criança e as suas alterações, quer por lesão (quando se trata de funções perdidas devido a um dano causado no cérebro, por ex., a um traumatismo crânio-encefálico-TCEs), quer por afecção (quando a aquisição de competências encontra-se comprometida devido a uma patologia ou maturação cerebral incipiente, por ex. PHDA; Dificuldades de Aprendizagem).

 

NEUROPSICOLOGIA PEDIÁTRICA DESTINA-SE:

Crianças e jovens

  • Dificuldades Específicas de Aprendizagem- Dislexia |Disgrafia |Disortografia
  • Dificuldades Gerais de Aprendizagem
  • Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
  • Perturbações do Espetro do Autismo
  • Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCEs)
  • Síndromes Genéticos
  • Paralisia Cerebral
  • Prematuridade
  • Epilepsia

 

Objetivos:

  • Avaliação: das funções cognitivas (atenção, memória, compreensão, etc) permite caracterizar o perfil neuropsicológico da criança/jovem, determinar as funções que se encontram comprometidas e correlacionar com as dificuldades manifestadas pela criança.
  • Intervenção: para promoção de competências numa perspetiva de Reabilitação (quando se tratam de funções perdidas por lesão); ou numa perspetiva de Neuroeducação/ Treino Cognitivo (quando a maturação das funções encontra-se comprometida);
  • Apoio aos cuidadores e outros profissionais: apoio direto/indireto; sensibilização/formação.

 

38 - Neuropsicologia Pediátrica

 

NEUROEDUCAÇÃO/ TREINO COGNITIVO

Programa de estimulação cognitiva direcionado para a estimulação do sistema nervoso central.

       Objetivos:

  • Estimular as funções cerebrais comprometidas, e desta forma promover ou otimizar competências da criança/jovem com o objetivo favorecer o seu desempenho escolar, ocupacional, social e emocional.

DIFICULDADES QUE REQUEREM TREINO COGNITIVO:

  • Funções executivas: raciocínio; planeamento; capacidade de execução; abstração
  • Atenção e Concentração
  • Compreensão Verbal (instruções verbais e na interpretação de textos)
  • Memorização (retenção da informação escolar)
  • Perceção e Organização Visuoespacial (confusão nas letras d/b)
  • Flexibilidade cognitiva (adaptação e monitorização de diferentes soluções para a resolução de problemas)
  • Dificuldades na Linguagem oral e escrita
  • Cálculo simples e complexo
  • Tomada de decisão
  • Ritmo de trabalho lento
  • Controlo dos impulsos
LOGO sappVertical - Neuropsicologia Pediátrica

Visite-nos

Av. 5 de Outubro nº 172

1º Andar LISBOA

Horário

Seg-Sex: 10:00h – 20:00h

Sábado: Aberto

Domingo: Fechado

Entre em Contacto

Telefone: 21 483 54 41

Telemóvel: 96 925 91 32

sapp@sapp.pt